Exposição fotográfica "Expressões da Revolução"

Matilha Cultural – até 25 de junho

terça-feira a sábado, das 12h às 20h

Foto da mostra

Durante o mês de junho estará em cartaz na Matilha Cultural a mostra “Expressões da Revolução”, que promove uma reflexão sobre o processo revolucionário em andamento no Oriente Médio. A mostra reúne diferentes fotógrafos e projetos do Egito e da Tunísia. O resultado poderá ser visto até 25 de junho.

A iniciativa reúne fotos do tunisiano Hamideddine Bouali, reconhecido por exposições individuais e coletivas e por trabalhos publicados em jornais da Tunísia, além de ser vencedor de vários prêmios locais e globais, incluindo a Medalha de Ouro na Exposição Internacional de Fotografia de Bagdá em 1996. Na mostra “Revolução na Tunísia: primeiro passo”, Bouali retrata o desenvolvimento dos protestos no país em que teve início a onda revolucionária que se alastrou pelos países árabes.

Ele também integra o "Game Over", um projeto de exibições e debates com artistas da Tunísia organizado pela Planet Art eXchange (www.pax.so), organização baseada no Reino Unido, sobre estratégias de resistência para defender as aspirações reais da revolução tunisiana.  O projeto reúne o trabalho de quatro artistas revolucionários – Wassim Ghozlani, Sameh Arfaoui, Amine Landoulsi, Hamideddine Bouali – e a intervenção do Pr. Amira Aleya,  professor de História Nacional na Universidade Manuba, da Tunísia.

Outra novidade é "Tahrir!", exposição fotográfica que esteve em cartaz em abril na Galeria de Fotos da Universidade Americana do Cairo. O projeto reúne imagens de 20 fotógrafos, com registros de acontecimentos no Egito desde 25 de janeiro, o primeiro dia da revolução de massas naquele país.  Os fotógrafos participantes são Amr Abdallah, Ahmed Abdel Latif, Nabeela Akhtar, Roger Anis, Omair Barkatulla, Fady Ezzat, Ashraf Foda, Ramy Georgy, Thomas Hartwell, Ahmed Hayman, Iman Helal, Mohamed Helal, Magdy Ibrahim, Mahmud Khalid, Heba Khalifa, Mohamed El Maymouny, Gehan Nasr, Randa Shaath, Lobna Tarek e Doha Al Zohairy.

Permanecem na galeria as fotos compiladas e feitas por Maya Gowaily, uma jovem egípcia que lidera um projeto para documentar o grafite feito para a revolução, além de estênceis e lambe-lambes. Arte em vídeo e documentários sobre o Egito e toda revolução também compõem essa etapa. 


No dia 24 de junho, das 19h20 às 20h45, acontece ainda uma teleconferência com Amira Aleya Sghaier e Lamjed Ben Sedrine, sobre a Revolução na Tunísia e região. Ambos são ativos no Instituto Superior de História do movimento nacional. Essa teleconferência faz parte do projeto GAME OVER, em parceria com a Matliha pelo Planet Art eXchange e ICAarabe. Logo após o debate, haverá sessão da 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com o filme "Fora da Lei", de Rachid Bouchareb, da Argélia.

MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
www.matilhacultural.com.br